Estética da resistência - Silva, Arlenice Almeida da (Autor)

R$ 79,00
Impostos inclusos
Arlenice Almeida da Silva, professora de estética e filosofia da arte na Unifesp, examina nesta obra os primeiros escritos estéticos de György Lukács. Com base em ensaios, cartas, diários e manuscritos inacabados de Lukács, escritos entre 1908 e 1918, a autora demonstra a atualidade e a relevância da primeira estética do filósofo húngaro, buscando preencher uma lacuna nos estudos sobre essa fase do pensamento lukacsiano no Brasil. A primeira parte do livro aproxima esses escritos do contexto das vanguardas europeias, em especial a húngara e a alemã, detalhando a análise de Lukács sobre o fenômeno da cultura na modernidade. Em diálogo com o romantismo, destaca-se a originalidade de sua crítica estética, baseada na reflexão histórica e filosófica dos gêneros liter...(Resumo completo abaixo)
Quantidade
Últimos exemplares em estoque

Arlenice Almeida da Silva, professora de estética e filosofia da arte na Unifesp, examina nesta obra os primeiros escritos estéticos de György Lukács. Com base em ensaios, cartas, diários e manuscritos inacabados de Lukács, escritos entre 1908 e 1918, a autora demonstra a atualidade e a relevância da primeira estética do filósofo húngaro, buscando preencher uma lacuna nos estudos sobre essa fase do pensamento lukacsiano no Brasil. A primeira parte do livro aproxima esses escritos do contexto das vanguardas europeias, em especial a húngara e a alemã, detalhando a análise de Lukács sobre o fenômeno da cultura na modernidade. Em diálogo com o romantismo, destaca-se a originalidade de sua crítica estética, baseada na reflexão histórica e filosófica dos gêneros literários e de autores particulares, como Theodor Storm, Stefan George, Paul Ernst, Novalis, Laurence Sterne, Charles-Louis Philippe, Richard Beer-Hofmann e Søren Kierkegaard. Na segunda parte, a obra demonstra como o jovem Lukács, em diálogo com várias correntes do pensamento pós-kantiano, estruturou uma estética centrada na autonomia da obra de arte. Emerge da leitura, ao fim, um Lukács ainda jovem e sempre vivo, interessado em buscar novas formas para expressar os impasses de nossas antigas encruzilhadas.

Código de Barras: 9786557170816

Tipo de Item: Livro

Formato da Edição: Brochura

Data de Lançamento: 25/08/2021

Origem: Brasil

Idioma: Português

Título: Estética da resistência

Subtítulo:a autonomia da arte no jovem lukács

Artista(s): Silva, Arlenice Almeida da (Autor)

Colaboradores: Almeida, Jorge de (Colaborador), Musse, Ricardo (Colaborador)

ISBN: 9786557170816

Número de Páginas: 400

Editora: Boitempo

Selo: Boitempo Editorial

Gênero: Humanidades

Assuntos: Filosofia da arte, Arte, Filosofia, História da arte, Vanguardas húngaras, György Lukács, Estética

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

(Os dados técnicos do produto informados acima foram fornecidos pelo fabricante. Embora não seja comum, variações podem ocorrer)

Boitempo
9786557170816
1 Item

Referências específicas

ean13
9786557170816
Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.